quarta-feira, 18 de julho de 2012

O Brasil também teve rock and roll!

As primeiras gravações de rock no Brasil foram feitas por cantores populares, como Nora Ney, heleninha Silveira e Agostinho dos Santos e Cauby Peixoto; que chegou até a gravar nos Estados Unidos usando outros nomes artísticos como Ron Coby e Coby Dijon. Em 1957, ele lançou a música "Rock and Roll em Copacabana".



Cauby Peixoto no início da carreira

O primeiro registro na história do rock and roll brasileiro pode ser a gravação de "Enrolando o rock", de Betinho & Seu Conjunto, tema do filme "Absolutamente Certo", de Anselmo Duarte, lançado em 1957. O cantor era um verdadeiro rocker, pois já tinha as melhores guitarras e era apaixonado pelo rock and roll de Bill Halley.





No ano seguinte apareceram dois futuros ídolos para os jovens da época: Tony e Celly Campelo, que gravaram seu primeiro compacto em 1958. Atraindo a atenção da mídia, logo passaram a comandar um programa na TV Record, chamado primeiramente de "Celly e Tony em Hi-Fi" e, depois de "Crush em Hi-Fi com Celly e Tony Campelo".


Celly e Tony Campelo
Depois do sucesso deles, começaram a aparecer outros artistas brasileiros gravando rock. Destacaram-se, nessa década, Carlos Gonzaga, George Freedman, Demétrius, The Jordans, The Jet Blacks, The Clevers  e Renato e seus Blue Caps.


Fonte: Almanaque do Rock, 2008, de Kid Vinil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário