sexta-feira, 13 de julho de 2012

O rock and roll na Europa

Com o sucesso do filme Sementes da Violência, em 1956, sua música tema "Rock Around the Clock" enlouquecendo as plateias e causando até quebra-quebra por onde passava, o rock começou a criar seus ídolos também na Inglaterra, que, até então, estava numa onda de jazz, blues e big bands. O primeiro grupo britânico a gravar o gênero foi Tony Crombie and His Rockets, bem no estillo de Bill Haley.

Tony Crombie and His Rockets

Mas os ingleses queriam ter o seu Elvis... Surgiu então um ex-marinheiro chamado Tommy Steele, que costumava viajar para os Estados Unidos e via as apresentações do Rei para aprender seu estilo. Após deixar, a Marinha, ele começou a se apresentar nos cafés ingleses e foi contratado pela Decca.



Tommy Steele

Outros tentaram seguir os passos do Rei, e entre os mais bem sucedidos estão Billy Fury e Cliff Richard.


Cliff Richard

Billy Fury



Um estilo que apareceu na Inglaterra paralelamente ao rock and roll foi o skiffle, divulgado pelo cantor e guitarrista Lonnie Donnegan. Ele teve sucesso com a música "Rock Island Line", originalmente gravada por Leadbelly. Um característica do skiffle foi o surgimento de uma série de bandas de jovens ingleses que usavam instrumentos tradicionais da época, como a tábua de esfregar roupa, para fazer a percussão característica. Improvisavam um baixo com caixas de chá e completavam a formação com dois guitarristas.




Por sua vez, a França também teve o seu ídolo do rock and roll nos anos 1950, o cantor Johnny Hallyday.

Johnny Hallyday

Fonte: Almanaque do Rock, 2008, de Kid Vinil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário