quinta-feira, 19 de maio de 2011

Fotografia e história à serviço da moda - Parte III: Fotografia da moda

A história da fotografia de moda esta intrinsecamente ligada à história das revistas de moda, e a evolução de ambas começou mais ou menos na mesma época. Os editores e diretores de arte das revistas de moda influenciaram o sucesso de todos os principais fotógrafos. A partir de 1909 as revistas de moda passam das ilustrações para a fotografia do Barão Adolf de Meyer e Edward Steichen, o primeiro cuja técnica era a verdadeira arte do retratista, o segundo que na verdade criou a primeira fotografia de moda.
Nos anos de 1920, Cecil Beaton, Hoyningen-Huené e Man Ray também publicaram suas fotos em revistas como a VOGUE e Harper’s BAZAAR. Eram verdadeiros artesãos, além de artistas, pois o processo fotográfico ainda estava em evolução, e lentamente, a profissão de modelo de moda estava emergindo como uma profissão. [...]


A fotografia de moda transformou-se em gênero visual com linguagem própria após 1930. A VOGUE América publica em 1932 a primeira foto colorida em sua capa: uma foto de Steichen, de uma garota de maiô segurando uma bola de praia. [...]
Nos anos de 1950, [...]Richard Avedon e Irving Penn estavam entre os mais importantes fotógrafos daquela época. Estilistas, fotógrafos, cabeleireiros e modelos transforman-se na nova aristocracia. [...]


Nos anos de 1960 e 1970, Helmut Newton e David Bailey iriam virar a fotografia de moda de cabeça para baixo, basicamente inventaram a fotografia como uma arte sexy. [...]
A nova mulher, liberada e independente, acelerou a chegada do prêt-à-porter. A sociedade estava passando por uma crise de identidade sócio-política e cultural. A glorificação da juventude parecia excessiva, mas fascinante. As pessoas dedicadas à moda estavam apaixonadas com o mundo que haviam criado.
Os últimos anos têm sido sobre a força inesperada e penetrante da moda, que dominou a consciência do público, ao redor do mundo. As roupas tornaram-se mais populares, mais influentes e, portanto, mais poderosas do que antes, provocando mudanças de comportamento pela pressão social por trás da arte de bem vestir, que se difundiu por todos os níveis da sociedade. Surgem as “supermodels”, nos anos de 1980 e 1990 [...].
Hoje com os avanços tecnológicos da fotografia digital, fotógrafos – como Jean Baptiste Mondino – tornam-se especialistas nos truques computadorizados para a manipulação da fotografia de moda. Essa tendência sussurra o que os fotógrafos de moda costumavam propor nos anos de 1920: “Venha, fuja da realidade, torne-se outro...”. Promessas que: fotógrafos, grifes e modelos buscaram na câmera, desde que o Barão Adolf de Meyer pintou seu primeiro cenário falso.

Fonte: http://www.movimentodasartes.com.br/moda/pop/050421a.htm

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