segunda-feira, 9 de julho de 2012

O ritmo que revolucionou a música

A partir de hoje e até o final de julho, o Blog Memória Fotográfica vai prestar uma homenagem ao bom e velho rock'n'roll. O dia desse ritmo contagiante e revolucionário está chegando e pra começar tem um texto maravilhoso do Kid Vinil; texto esse que é a introdução do Almanaque do Rock, lançado em 2008.


"São mais de 50 anos de história para esse jovem que atende pelo nome de 'rock'n'roll'.
Esse ritmo contagiante que traduz excitação e frenesi nunca envelhece; pelo contrário, se renova a cada geração. Se na década de 50, quando ele foi inventado por Chuck Berry e Elvis Presley, significava uma fusão da country music e do rhythm'n'blues, hoje essa definição pode ser muito mais ampla.
Com o passar dos tempos, o rock agregou elementos do jazz, da música clássica, do folk e da world music, entre outros.
Hoje o rock deita e rola na era digital, usando os famosos samplers, instrumentação eletrônica e muitos computadores.
Mas uma coisa é importante ressaltar: o rock and roll nunca perdeu a sua rebeldia, o seu jeito de 'entrar com o pé na porta'. Isso se resume em uma palavra: 'atitude'. Essa é a senha de comando para milhões de jovens do mundo inteiro a cada geração. Comportamento e Moda sempre andaram de mãos dadas com o rock and roll. Cada geração dita sua moda e seu estilo de vida, criando uma conexão entre passado, presente e futuro, e é assim também na música e em outras formas de expressão.
(...)
No entanto, essa história não termina por aí. Esses jovens inquietos inventaram e reinventaram um  ritmo que por muitos é considerado limitado - imaginem se não fosse!
(...)
A produção musical dos jovens eclode pelo mundo todo em busca de referências e ultrapassa o que poderia ser um fator limitante neste diálogo de gerações, o tempo. O rock and roll é atemporal..."

2 comentários: